ERA UMA VEZ O CINEMA


A General (1926)

cover A General

link to A General on IMDb

País: USA, 67 minutos

Titulo Original: The General

Diretor(s): Clyde Bruckman, Buster Keaton

Gênero(s): Ação, Drama, Comédia, Aventura, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.1/10 (79137 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

star star star star star

Lista dos melhores filmes Americanos segundo o American Film Institute

Lista das melhores comédias Americanos segundo o American Film Institute

Sinopse: Western & Atlantic Railroad engenheiro de trem Johnnie Gray (Keaton) está em Marietta, Georgia para ver um dos dois amores de sua vida, sua noiva Annabelle Lee ( Marion Mack ) -a outra é sua locomotiva, The General -quando a guerra civil americana irrompe. Ele se apressa para ser o primeiro na fila para se alistar no Exército Confederado , mas é rejeitado porque ele é muito valioso em seu emprego atual; Infelizmente, Johnnie não é dito isso e é forçosamente ejetado. Ao sair, ele corre para o pai eo irmão de Annabelle, que acenam para ele se juntar a eles em linha, mas, infelizmente, vai embora, dando-lhes a impressão de que ele não quer se alistar. Annabelle friamente informa Johnnie que ela não vai falar com ele novamente até que ele está de uniforme.

Um ano passa, e Annabelle recebe a notícia de que seu pai foi ferido. Ela viaja para o norte na W & ARR com The General puxando o trem para vê-lo, mas ainda não quer ter nada a ver com Johnnie. Quando o trem faz uma parada, os passageiros sair do trem para uma refeição rápida. Como planejado, União espiões liderados pelo Capitão Anderson ( Glen Cavender ) use a oportunidade para roubar o trem. O objetivo de Anderson é queimar todas as pontes da estrada de ferro que passa, evitando, assim, reforço e reabastecimento do exército confederado enfrentando o exército de União Geral Parker. Annabelle se torna um prisioneiro inadvertida dos atacantes.

Johnnie dá início à perseguição, primeiro a pé, em seguida, por vagonete e boneshaker bicicleta , antes de chegar a uma estação em Chattanooga . Ele alerta o destacamento do exército lá, que placas de outro trem para dar caça, com Johnnie tripulação a locomotiva, Texas . No entanto, os flatcars não estão ligados ao motor, e as tropas são deixados para trás. Até o momento Johnnie percebe que ele está sozinho, é tarde demais para voltar atrás.

A General é aclamado não só como uma das realizações supremas do cinema mudo – só Aurora, de F. W. Murnau, e seu rival direto, Luzes da Cidade, de Charles Chaplin, têm a mesma unanimidade de estima –, mas também como um modelo insuperável de seu gênero, a comédia física. Eis um filme sobre o qual há aquele raríssimo consenso: uma obra-prima, sem contraindicações, que envelheceu tão bem que parece melhor a cada ano que passa. O resultado pode ter sido desastroso pessoalmente para Keaton, mas o grande ator-diretor não reclamava: ele mesmo achava que não havia como superar A General.

A General continua a impressionar pelas cenas de ação, várias das quais devem continuar insuperadas no cinema, pelo risco de vida envolvido e pelo inusitado das situações. Até Jackie Chan aparecer, na década de 1980, os stunts mais perigosos e bestificantes do cinema são os de Keaton – quem já viu seus outros grandes filmes dos anos 1920, como Nossa Hospitalidade (1923) ou Marinheiro de Encomenda (1928), com aquela cena absurda da casa que desaba sobre ele – sabe que dele se podem esperar milagres como dublê, e A General não desaponta: entre os momentos mais se-alguma-coisa-der-errado-ele-morre-de-verdade estão os em que Johnnie tenta desacoplar vagões em movimento; ou quando ele precisa se sentar na ponta frontal do trem com um tronco de lenha nas mãos (e depois desviar outro tronco vindo em sua direção); ou quando ele tem de caminhar com graça sobre vários trens em movimento.

Até a cena mais icônica e singela do filme, aquela em que Johnnie, que acaba de perder a mão de Annabelle por não conseguir se alistar no exército, se senta cabisbaixo sobre as rodas da General e esta começa a andar, teria resultados terríveis se alguma coisa não saísse como planejado. Mas as coisas nunca acabam mal para Keaton; como poderiam? Seu cinema é um monumento ao otimismo do homem comum, à resolução incansável de superar todas as adversidades, físicas e emocionais, que o mundo joga sobre seus personagens.

Orson Welles considerou este filme "A melhor comédia que já foi feita, o melhor filme sobre a Guerra Civil que já foi feito e talvez o melhor filme que já foi feito".

Produção

Buster Keaton Productions, Incorporated , produção; distribuído pela United Artists Corporation . / Produzido por Joseph M. Schenck. Cenário de Buster Keaton e Clyde Bruckman, a partir da adaptação de Al Boasberg e Charles Smith do conto “The Great Locomotive Chase” de William Pittenger. Figurino de JK Pitcairn e Fred C. Ryle. Maquiagem de Fred C. Ryle. Diretor assistente, Harry Barnes. Direção técnica por Fred Gabourie. Efeitos de iluminação de Denver Harmon. Fotografia de J. Devereaux Jennings, Bert Haines e Elmer Ellsworth. Efeitos especiais de Jack Little. Editado por J. Sherman Kell e Harry Barnes. Apresentado por Joseph M. Schenck. / © 22 de dezembro de 1926 [LP23453]. Estreou em 22 de dezembro de 1926, em Los Angeles, Califórnia. Lançado em 5 de fevereiro de 1927. / Formato esférico padrão de 35 mm 1.33: 1. / As cenas externas foram filmadas no local perto de Cottage Grove, Oregon. / Filme mudo.

 

Elenco: